A Frente que trabalha pelos empregos!

Home  »  Segurança  »  A Frente que trabalha pelos empregos!
fev 24, 2010 1 Comment ››

Identificado que sou com o setor coureiro-calçadista, pelo fato de conhecer a sua importância para nossa cidade e região, principalmente na geração de emprego e renda, tive a certeza de estar contribuindo para a ação parlamentar na Câmara, com a criação desta Frente, tendo a presença de vários vereadores, da qual tive a honra de presidir, assim como a Comissão de Competitividade, Finanças e Orçamento, bem com ser relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

O setor calçadista enfrentava em janeiro de 2009, assim como toda economia mundial, dificuldades por ocasião da crise mundial, que afastou os compradores externos, prejudicando as exportações. Sem falar nos problemas cambiais com a supervalorização da moeda. Além disto, tínhamos os problemas de “dumping”, ou seja, importações de sapatos da China sob preços sub-faturados.

Em São Paulo, acompanhei o setor através de várias reuniões com entidades de classe durante a Couromoda, como ACI, Abicalçados, Aicsul e outras. Ali nascia a certeza de que estava no caminho certo, e que o trabalho do vereador pode fazer a diferença, quando de forma articulada e planejada, buscando o interesse da comunidade, defendendo empregos e empreendedores que trazem renda para a comunidade, sem falar no pagamento de impostos.

Por isto resolvi seguir o exemplo da Assembléia Legislativa e da Câmara dos Deputados, pois ambas possuem Frentes Parlamentares em Defesa do Setor Calçadista.

Ali nasceu esta Frente, fruto de nossa ação parlamentar. Várias reuniões que seriam marcadas em órgãos governamentais durante todo o ano de 2009, como reuniões com deputados estaduais, com deputados federais, com secretários de Estado, e também com entidades representativas de classe.

Me lembro bem sobre os vários pedidos realizados, como a agilização de pagamento de ressarcimento de créditos de impostos federais e estaduais para os exportadores; o pedido para aplicação do PID – Programa de Incentivo ao Desenvolvimento em NH, inclusive onde coordenamos audiências públicas com grande parte do PIB da cidade presente na Câmara; entre várias outras ações.

Mas não posso esquecer das reuniões em Brasília, onde junto com a Frente Parlamentar da Câmara Federal, e junto com a Abicalçados, conseguimos através de reunião no Ministério da Fazenda, ajudar a sensibilizar e convencer o Governo Federal a implantar a taxa de importação para os calçados vindos da China. Nos primeiros 30 dias de aplicação da lei foram 30 mil empregos recuperados no setor no país como um todo, resultando também em contratações na nossa cidade.

Esta foi uma das minhas bandeiras políticas durante o ano de 2009, e vai ser enquanto estiver no exercício do mandato parlamentar.

O setor calçadista emprega milhares de pessoas em nosso município, e precisa que os parlamentares de nossa cidade dediquem especial atenção a este segmento.

Voltarei com mais açõ es realizadas no mandato parlamentar.

Comments

  1. Leonardo Hoff disse:

    Meu grande orgulho é esta frente parlamentar. Busquei o exemplo no trabalho dos deputados Fixinha e Molling, que são presidentes das frentes na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados, respectivamente. Ação parlamentar forte em assuntos de interesse coletivo!

Leave a Reply