Hoff representa Governo do Estado na inauguração do Memorial do Legislativo Gaúcho

Home  »  Segurança  »  Hoff representa Governo do Estado na inauguração do Memorial do Legislativo Gaúcho
jun 30, 2010 No Comments ››
A Assembleia Legislativa realiza sessão solene de inauguração do Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, na tarde de hoje (30), conduzida pelo presidente do Parlamento, deputado Giovani Cherini (PDT). A solenidade ocorre no prédio do Memorial, na Rua Duque de Caxias, 1029, ao lado do Palácio Piratini. Após a execução do Hino Nacional, teve início a manifestação de deputados de todas as bancadas inscritas. A cerimônia será encerrada com um recital do mú sico Marcelo Caminha.
Presenças
Participam da solenidade deputa dos federais, ex-deputados estaduais e chefes dos Poderes. Entre os presentes, estão o deputado federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Vieira da Cunha (PDT/RS); o representante do governo do Estado, chefe da Casa Civil substituto, Leonardo Hoff; o representante do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador José Carlos Teixeira Giorgis; o embaixador Cláudio Lyra; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; os ex-parlamentares estaduais Índio Vargas, Lino Zardo, Ney Ortiz Borges, Terezinha Irigaray, Hélio Fontoura, Antônio Setembrino de Mesquita, entre outros.
História
O Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul reunirá todo o acervo documental e iconográfico da história política legislativa do estado: a documentação parlamentar, o arquivo fotográfico, as coleções de jornais como A Federação, as atas das sessões plenárias, os anais da Casa e os processos legislativos e administrativos de interesse de pesquisadores.
A iniciativa de transformar o antigo prédio do Parlamento gaúcho em memorial ocorreu em 2004, durante a gestão do deputado Vieira da Cunha (PDT) na presidência do Legislativo. Em outubro desse ano, o governo do Estado entregou formalmente as chaves do casarão à Assembleia Legislativa. As obras de recuperação e restauro do prédio tiveram início em fevereiro de 2005.
Concluído em 1790, o casarão da Duque de Caxias foi a primeira sede do Parlamento gaúcho, entre 1835 e 1967. É a construção pública mais antiga da Capital, e por ela transitaram figuras políticas históricas do Rio Grande do Sul como Bento Gonçalves, Gaspar Martins, Assis Brasil, Getúlio Vargas, João Neves da Fontoura, José Antônio Flores da Cunha, e os constituintes de 1947 – Daniel Krieger, Fernando Ferrari, João Goulart, Brito Velho, Leonel Brizola e Mem de Sá.

Leave a Reply