Leonardo acompanha assinatura do protocolo de intenções do Governo com os Conselhos Regionais de Administração, de Contabilidade e Economia

Home  »  Segurança  »  Leonardo acompanha assinatura do protocolo de intenções do Governo com os Conselhos Regionais de Administração, de Contabilidade e Economia
jul 13, 2010 No Comments ››

Como Secretário Adjunto da Casa Civil, acompanhei hoje a assinatura de um Protocolo de Intenções onde o Estado Gaúcho se compromete daqui pra frente abrir oportunidade para que os Conselhos Fiscais das empresas públicas e estatais, tenham a participação de profissionais registrados nos Conselhos d e Contabilidade, Administração e Economia, indicados pelos Conselhos.Também prevê o treinamento e atualização dos membros do Conselho Fiscal de cada estatal ou empresa pública.

Significa mais transparência, mais eficiência, mais gestão, mais resultado, mais capacitaçã o, mais profissionalismo. O Governo Yeda dá exemplo para todas prefeituras que possuem empresas públicas e estatais, e que podem seguir a mesma ideia.

Foto de Itamar Aguiar, Palácio Piratini:

A seguir confira a notícia que consta no site (www.estado.rs.gov.br) do Governo do Estado do RS.:

Sociedade civil ganha representatividade em conselhos fiscais de estatais gaúchas

O governo do Estado, através da secretaria do Planejamento e Gestão, e o Comitê de Governança Corporativa das Estatais(CGCE), durante a cerimônia para assinatura do protocolo de intenções com os Conselhos Regionais de Administração, de Contabilidade e de Economia.

O Governo do Estado e os Conselhos Regionais de Contabilidade, Economia e de Administração assinaram protocolo de intenções, no gabinete da Casa Civil, nesta terça-feira (13). Pelo documento, será ampliada a representatividade da sociedade civil nas estatais gaúchas, uma vez que cada conselhos regional passará a indicar um representante na composição dos conselhos fiscais dos órgãos governamentais.

O acordo põe em prática os preceitos do decreto 45.273, que instituiu o Comitê de Governança Corporativa das Empresas Estatais, com a finalidade de assegurar boas práticas de gestão, transparência, equidade de tratamento e prestação de contas à sociedade. Agora, representantes oriundos das três categorias profissionais, que reúnam conhecimento técnico necessário, estarão aptos a integrar o processo. Estão envolvidas nessa parceria Ceee, Corag, Corsan, CRM, Procergs, Sulgás e Ceasa, totalizando sete empresas.

O presidente do Conselho Regional de Administração, Ruy Pedro Baratz Ribeiro, destacou que a parceria privilegia quesitos técnicos e garante a indicação de profissionais civis capacitados. Por sua vez, o secretário do Planejamento e Gestão (Seplag), José Alfredo Parode, enfatizou o compromisso do Estado com a qualidade da gestão ao garantir profissionalismo nas indicações dos quadros funcionais das empresas estatais.

Prestigiaram a solenidade, representantes das estatais, juntamente com os presidentes dos conselhos regionais de Contabilidade e Economia, Zulmyr Ivânio Breda e Geraldo Rodrigues da Fonseca, respectivamente. O ato também contou com a participação dos secretários da Fazenda, Ricardo Englert, Geral de Governo, Ana Pellini, Saúde, Arita Bergmann, da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Soares e o Chefe da Casa Civil, Bercílio Silva.

Foto de Itamar Aguiar, Palácio Piratini:

Leave a Reply