HOFF PROPÕE TRANSPARÊNCIA, DIÁLOGO E AÇÃO

Home  »  Segurança  »  HOFF PROPÕE TRANSPARÊNCIA, DIÁLOGO E AÇÃO
jan 4, 2011 No Comments ››

Leonardo Hoff, Matias Martins, Ricardo Ritter – Ica e Luiz Carlos Schenlrte assumem liderança da Casa

Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara para o exercício 2011 – Leonardo Hoff (presidente), Matias Martins (vice-presidente), Ricardo Ritter – Ica (primeiro secretário) e Luiz Carlos Schenlrte (segundo secretário) – tomaram posse na tarde desta segunda-feira, 3.A sessão solene começou às 16 horas e foi aberta pelo presidente do exercício passado, Jesus Maciel. Na ocasião, os novos líderes destacaram as metas para o ano, como ampliar a transparência e a fiscalização e manter o diálogo com oposiçã o e a comunidade.

Jesus agradeceu aos colegas de Mesa Diretora, e frisou que sua atuação foi pautada pelo debate. “Ter sido presidente da Câmara em 2010 foi um orgulho e uma honra. E fazer um trabalho no qual se buscava entendimento foi muito importante.” Ele ressaltou que o objetivo dos vereadores é atuar em prol da comunidade, e pediu que todos respeitem o Poder Legislativo. “Saio do comando da Câmara com a consciência tranquila”, disse, desejando a Hoff poder dizer o mesmo no próximo ano. Em seguida, Jesus entregou a Hoff as contas e balanços da Casa em 2010, cumprindo a passagem da Presidência.

Bancadas
Gerson Peteffi, líder da bancada do PSDB, destacou o gestão de Jesus, marcada pelo diálogo. Ele também se lembrou dos seus tempos de estudante, quando já convivia com Hoff. “O seu trabalho será intenso, e o senhor terá o apoio dos vereadores. Nossas posições poderão, eventualmente, ser diferentes, mas sempre com muito respeito mútuo.”

Raul Cassel falou em nome do PMDB. “Venho cumprimentar o vereador Leonardo, esse jovem talentoso na política, que está se tornando uma liderança proeminente na cidade.” Ele pediu que Hoff siga com o diálogo iniciado por Jesus. “Que a oposição tenha direito à opinião nesta Casa, e que possamos construir um trabalho que traga o reconhecimento da comunidade ao Legislativo.”

Pelo PT e pelo PCdoB, Gilberto Koch disse torcer para que a nova Mesa Diretora consiga fazer um bom trabalho. “A política se faz pelo confronto de ideias, mas o respeito se mantém.” E apontou que, em 2010, Jesus conseguiu fazer de Novo Hamburgo um exemplo para todo o Brasil.Carmen Ries, também do Partido dos Trabalhadores, fez questão de usar a tribuna para parabenizar Jesus pela sua atuação no ano passado – e pedir que Hoff concretize seus planos e modernize a Câmara.

Transparência e unidade
O novo segundo secretário, Luiz Carlos Schenrlte (PMDB), pediu que Hoff divida a responsabilidade em todos os integrantes da Mesa. Ele destacou as dificuldades enfrentadas por quem opta ela vida pública. “Mas espero que a gente faça diferença em Novo Hamburgo.”

Ricardo Ritter – Ica (PDT), o novo primeiro secretário, agradeceu a Jesus por sua administração democrática e transparente. “Disse a Leonardo que devemos seguir esse exemplo.”

“Para mim é um enorme orgulho”, salientou Matias Martins (PT), o novo vice-presidente. “Essa Mesa é composta por partidos diferentes, pessoas com ideologias diferentes. Isso mostra que estamos procurando a unidade desta Casa, para valorizar o Legislativo.”

Representantes dos cidadãos
“É uma honra e uma responsabilidade muito grande estar à frente da Câmara. Primeiro, pelo pluripartidarismo: a cidade está toda representada no Plenário, por meio dos vereadores”, afirmou Hoff em seu discurso. Segundo ele, Novo Hamburgo melhorou muito nos últimos anos. “Podemos dizer que o prefeito anterior colocou as finanças em ordem, e o prefeito atual leva com afinco sua administração. A estabilidade econômica é uma realidade e uma bandeira de todos.” Contudo, a cidade precisa de mais investimentos. “O povo precisa e quer trabalho.”

O novo presidente lembrou que o Legislativo deve ser um elo entre a comunidade e o Executivo, fiscalizando os seus atos e apoiando as suas boas ações. Entre as metas para 2011, citou aproximar a Câmara da população, ampliar a transparência (transmitindo ao vivo, pela televisão, as licitações), fortalecer as comissões, realizar uma auditoria no orçamento e fiscalizar todos os gastos, aperfeiçoar o Regimento Interno sem burocratizar as sessões, garantir o espaço da oposição, e manter o diálogo e a parceria com as entidades e o povo.

No final, Hoff citou palavras do filósofo Sêneca. “Não temos uma vida breve, mas fazemos com que seja assim. Como grandes riquezas, que quando chegam às mãos de um mau administrador, em curto espaço de tempo se dissipam – mas, mesmo se modestas, aumentam quando confiadas a um bom guardião. Que possamos utilizar este curto, mas valioso, tempo à frente da Mesa Diretora para o bem comum”, concluiu.

Unanimidade
A eleição, realizada no dia 14 de dezembro, foi unânime. Transmitiram os cargos, além de Jesus Maciel e Sergio Hanich, Alex Rönnau (primeiro secretário) e Volnei Campagnoni (segundo secretário).

Presenças
Estiveram presentes, além dos vereadores titulares, os suplentes Vladi Lourenço e Daniel Schokal; Valmor Silva, presidente municipal do PP; representantes dos deputados João Fischer e Renato Molling; Soli Silva, cidadão de Novo Hamburgo; os secretários municipais de Meio Ambiente, Ubiratan Hack, e de Saúde, Clarita de Souza; e representantes de empresas e entidades como Jornal NH, Revista Expensão, Senac, Rotary Club e ACI. A esposa de Hoff, Ana Paula, e seus filhos, Lucas e Maria Eduarda, também acompanharam a cerimônia.

Nomeações
Antes da cerimônia no Plenário, Hoff e a diretora-geral, Cléa Caberlon, assinaram a nomeação do coordenador jurídico, Vanir de Mattos, e do assessor de comissões parlamentares, Paulo César Rodrigues, na Sala da Presidência.

03/01/2011

Fonte: http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4469 (com alterações)

Leave a Reply