Leonardo apresenta Moção de Apoio à Albergues Públicos

Home  »  Segurança  »  Leonardo apresenta Moção de Apoio à Albergues Públicos
abr 4, 2011 No Comments ››

Vereadores apoiam projeto de albergues públicos

Por meio de moção de Leonardo Hoff, vereadores pedem aprovação de matéria

Por meio de moção proposta pelo presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP), a Câmara mostrou seu apoio ao Projeto de Lei 22/2011, em tramitação na Assembleia Legislativa. A matéria trata da instituição de casas de passagens – destinadas a pessoas que necessitem de tratamento médico – pelo Poder Público.

No texto da Moção nº 1/2011, aprovada na sessão desta terça-feira, 29, Hoff aponta que as casas de passagem permitem que os cidadãos possam receber atendimento médico mesmo em cidades que ficam distantes de suas residências. “O projeto pretende reconduzir a matéria ao seu plano essencial – a continuidade na prestação de um direito e garantia fundamental, constante do art. 6º da Constituição Federal.”

Em sua fala no plenário, Hoff apontou que as filas para realização de consultas e cirurgias é muito longa. “As pessoas que vêm do interior não têm onde ficar. Os deputados que tinham albergue eram tratados como criminosos. A comunidade perdeu essa opção. Se eles tinham de fazer isso, é porque o Estado não vinha cumprindo sua função. Essas pessoas não podem ficar ao relento.A moção tem o objetivo se sensibilizar todos os deputados. É nosso papel como vereador nos unir aos bons projetos.”

Apoio
Gerson Peteffi (PSDB), integrante da Comissão de Saúde, disse apoiar totalmente a iniciativa de Hoff. “Hoje, Porto Alegre fica com 47% das verbas federais destinadas à saúde.” Ele salientou que a regulamentação dos albergues vai impedir que o serviço seja usado como trampolim político.

Ricardo Ritter – Ica (PDT) disse que conheceu pessoas do interior que precisaram usar albergues na Capital. “Alguns chegam à cidade e nem sabem para onde ir. O Executivo não estava dando a devida atenção aos gaúchos.” Volnei Campagnoni (PCdoB) apontou que é preciso cobrar mais atenção aos hospitais do interior. “Esse é o cerne da questão.”

“Seria melhor se, no futuro, os hospitais regionais pudessem atender à sua população”, ponderou Raul Cassel (PMDB), também da Comissão de Saúde. Sergio Hanich (PMDB) disse que os vereadores precisam dialogar com os municípios próximos, para criar redes de atendimento.
Fonte: http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4653

Leave a Reply