Após reunião no Senado Federal, Leonardo vai propor Escola Legislativa para a população, em parceria com Interlegis

Home  »  Segurança  »  Após reunião no Senado Federal, Leonardo vai propor Escola Legislativa para a população, em parceria com Interlegis
abr 13, 2011 No Comments ››


Cursos sobre Legislativo podem ser oferecidos à população

Parceria com Interlegis deverá viabilizar projeto

Em visita à sede do Interlegis, em Brasília, nesta segunda-feira, 11, o presidente Leonardo Hoff (PP) reafirmou parceria entre a Câmara e o programa do Senado Federal. O parlamentar, que assinou novos convênios com o Interlegis, foi recebido pelo diretor, Haroldo Tajra, pela diretora-adjunta, Mariângela Cascão, e pelo diretor de relações institucionais, Francisco Biondo. Além das ferramentas já utilizadas pela Casa, foi sugerida a realização de cursos sobre a atividade legislativa destinados à comunidade. Representantes da Câmara e do Senado devem se reunir em breve para tratar do assunto.

Segundo Tajra, o público-alvo do Interlegis são as câmaras municipais, e o principal objetivo do programa é aprimorar o trabalho dessas instituições. Hoff acredita que a valorização do Legislativo passa pela conhecimento da atividade parlamentar. “Interlegis tem sido muito importante no processo de modernização da Câmara, e os servidores estão empenhados em participar das discussões e implementar as ações propostas pelo grupo”, ressaltou.

Ao falar sobre a ouvidoria da Câmara, que será lançada em maio, o presidente propôs um desafio ao Interlegis: criar um software de apoio a esse serviço. A diretoria acatou a sugestão e já afirmou que a demanda será repassada ao setor de tecnologia da informação.

O Interlegis
Desde o ano de 2002, a Câmara Municipal possui convênio o Interlegis, programa que nasceu dentro do Centro de Processamento de Dados do Senado Federal, Prodasen.

Em 2008, a Câmara Municipal implementou o software livre denominado Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.O SAPL auxilia na elaboração e apresentação de proposições, passando pela tramitação e armazenamento das matérias. Oferece ainda um sistema de busca para os projetos e a legislação municipal.

Outro produto oferecido pelo programa, o Portal Modelo, está sendo utilizado pelos setores de Informática e Assessoria de Comunicação para produção do novo site da Casa. A página já está em fase final de elaboração.

O Interlegis também apoiou o Legislativo de Novo Hamburgo na revisão da Lei Orgânica do Município, sendo a primeira casa legislativa do Brasil a abrigar o curso desenvolvido especialmente para esse fim.
Fonte: http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4683

Leave a Reply