Hoff acompanha Governador Tarso na abertura da FIMEC e apoia recriação da FENAC Feiras de Calçados

Home  »  Segurança  »  Hoff acompanha Governador Tarso na abertura da FIMEC e apoia recriação da FENAC Feiras de Calçados
abr 13, 2011 No Comments ›› Leonardo Hoff

CLIMA DE OTIMISMO MARCA ABERTURA DA 35ª FIMEC

Feira deve atrair cerca de 50 mil visitantes até o dia 15

A abertura da 35ª Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes -, nesta terça-feira, dia 12, foi marcada pelo clima de otimismo. A importância da região foi destacada no discurso de Tarso Genro que se autoproclamou governador do Couro e do Calçado. Entre as autoridades presentes, a expectativa é de que esta edição supere as anteriores. Na solenidade, em que o Legislativo hamburguense se fez presente, o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam, disse que a Fimec é um termômetro do setor, mostrando entusiasmo em relação à movimentação econômica na região, com ocupação completa em hóteis e restaurantes.

Participação do Legislativo

A Câmara Municipal de Novo Hamburgo compareceu em peso à solenidade. O Legislativo foi representado pelo presidente Leonardo Hoff (PP), que compôs ao lado do governador Tarso Genro, do prefeito Tarcísio Zimmermann, e do presidente da Assembleia, Adã o Villaverde, entre outras autoridades, o grupo de chefes do Executivo e do Legislativo que realizou a abertura do evento.

Estiveram presentes também os vereadores Antonio Lucas (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista; Matias Martins (PT), vice-presidente do Legislativo; Sergio Hanich (PMDB), Volnei Campagnoni (PCdoB), Jesus Maciel (PTB), Gilberto Koch (PT), integrantes da Comissão Especial; Alex Rönnau (PT); Raul Cassel (PMDB); Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), 2º Secretário da Mesa Diretora; e Ricardo Ritter-Ica (PDT), 1° Secretário da Mesa. A frente parlamentar foi criada através do Requerimento nº 15/2009, do atual presidente da Casa Leonardo Hoff (PP). As bancadas com representação na Câmara Municipal têm integrantes nesse grupo de trabalho.

Além de administradores públicos e parlamentares, compareceram ao ato empresários e representantes de diversas entidades ligadas ao setor.

Voz da região

O governador Tarso Genro afirmou que vivemos em um época de grandes transformações. Em seu discurso, lembrou o papel dos imigrantes na formação da vocação produtiva e destacou seus laços com a comunidade local. “Me considerem um governador daqui, me sinto responsável por essa região”, acrescentando que é a voz do Vale do Sinos nas reivindicações nacionais.

O prefeito Tarcísio Zimmermann reforçou que, apesar das dificuldades cambiais, é preciso encontrar alternativas sustentáveis para o setor. O prefeito declarou que espera que em 2012, na 36ª edição da FIMEC, a estação do trensurb que vai atender a Fenac já esteja em operação. Para ele, Novo Hamburgo precisa voltar a abrigar um evento destinado aos lojistas e ao industrial-produtor, lembrando que o consumidor já é contemplado por outras feiras.

Em entrevista à TV Câmara, canal 16 da NET, o presidente do Legislativo, Leonardo Hoff, disse que defende a retomada de uma feira que atenda essa demanda. O parlamentar lembrou ainda o trabalho da Frente Parlamentar do Setor Calçadista na articulação para a conquista da taxa antidumping.

Expectativa

Desiam apontou que essa será uma das maiores Fimecs, com expectativa de 50 mil visitantes, todos com CNPJ e vínculo com o setor coureiro-calçadista. Ele afirmou que espera que, com os vôos diretos de Portugal, pela companhia aérea TAP, e com a conclusão da obra do trensurb, os pavilhões que abrigam a feira sejam utilizados cada vez mais em outros eventos, deixando a Fenac à disposição do Estado.

Francisco Alziro Gomes, presidente do Conselho Administrativo da Fenac, lembrou a questão do câmbio, considerado “perverso para empresas produtoras de manufaturados”. Além disso, mencionou a necessidade de desoneração da folha de pagamento e de reforma tributária. Sobre a feira, afirmou que o evento está sintonizado com as mais recentes demandas, agora, com ênfase na sustentabilidade.

Missão Oficial

A participação de vereadores nas feiras calçadistas mais importantes do Brasil e da região é missão oficial. O Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2011, de autoria da Mesa Diretora e aprovado em segundo turno em 15 de março, estabelece que a representação oficial da Câmara na Couromoda, na Francal, na Fimec e no Sicc se dá através do presidente da Casa e de um membro, preferencialmente o presidente, da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista.

Fonte: http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4684

Leave a Reply