CLJ há 35 anos formando líderes

Home  »  Segurança  »  CLJ há 35 anos formando líderes
jul 14, 2011 No Comments ››

Em 1991, com 16 anos na época, fui convidado para participar do Curso de Liderança Juvenil, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Hamburgo Velho. Minha família toda – pais e irmãos – participava. Fiz meu pré-CLJ, etapa em que um grupo de cerca de 60 jovens de diversas paróquias se preparam para viver três dias de retiro espiritual. No segundo semestre fiz o 46.º CLJ 1, momento de intensa experiência espiritual e de conversão, onde cada jovem percebe o valor que tem para sua família e também conhece Jesus Cristo. Em 1992, fiz o 14.º CLJ 2, quando se trabalha mais a parte de ação e se engaja os jovens no dia a dia das comunidades paroquiais. Pouco depois fiz o 1.º CLJ 3, curso em que trabalhamos muito o estudo, conhecimento profundo sobre a Igreja, o mundo e de que forma trabalhar os valores cristãos na sociedade. Assim, estão concluídas as três etapas do Curso de Liderança Juvenil.

Foram cerca de dez anos de atuação, fazendo muitas e verdadeiras amizades em Cristo. O nosso “shalom” – a Paz de Cristo! Os nossos irmãos em Cristo! Quantas lembranças! Milhares de jovens já passaram pela experiência de conversão queo CLJ proporciona. O retorno para a sociedade é imensurável, principalmente num período em que milhares de jovens buscam a felicidade e seu prazer nas drogas e nas coisas “fáceis” da vida, há milhares de jovens que vivem valores cristãos na formação da sua juventude. Obrigado, CLJ, pelo bem que fez por mim me colocando no caminho de Cristo e da minha vocação de ser um cristão na política! Obrigado, CLJ, pelo bem que faz para a sociedade e pelas várias vocações sacerdotais. Obrigado, CLJ, por amar e defender a família.

Há poucos dias participei, na Catedral, da missa dos 35 anos de fundação do CLJ na Diocese de Novo Hamburgo. Mais de mil jovens lotaram a Igreja. Reencontrei vários amigos e amigas, com uma coisa em comum: a vivência de Cristo por meio do CLJ. Parabéns ao bispo Dom Zeno, que é o Fundador do CLJ. Parabéns ao padre César Worst, o diretor espiritual do CLJ na Diocese, pelo seu trabalho abnegado. Parabéns aos presidentes diocesanos e a todos os jovens participantes, e aos padres apoiadores. Está aí o principal valor do CLJ: formar jovens líderes cristãos para a sociedade.

Leonardo Hoff é presidente da Câmara de Novo Hamburgo e ex-presidente do CLJ
* Artigo publicado no Jornal NH de hoje, dia 13/07/2011.

Leave a Reply