Hoff preside sessão solene de entrega do mérito Farroupilha 2011

Home  »  Cultura  »  Hoff preside sessão solene de entrega do mérito Farroupilha 2011
set 23, 2011 No Comments ›› Guilherme Darros

Ao som do hino rio-grandense, cantado por 20 integrantes do Coral Amigos da Câmara, foi aberta na noite desta quinta-feira, dia 22, a solenidade que marcou a entrega do Prêmio Mérito Farroupilha 2011. Nesta edição, foram dois agraciados – Adilles Pedro de Souza, na categoria personalidade, e o CTG Terra Nativa, na categoria entidade, representado pela patroa Maria Cricelda Spies. A entrega da premiação está prevista na Lei Municipal n° 2.155/2010. Durante o ato, foram entregues duas placas e certificados.

O presidente do Legislativo, Leonado Hoff (PP), afirmou ser uma uma honra conduzir a solenidade, fruto de um projeto de lei apresentado pela colega e amiga Carmen Ries (PT). “O tradicionalismo verdadeiramente passou a fazer parte das pautas do Legislativo de Novo Hamburgo este ano com a entrega desse prêmio”, acrescentou.

Carmen Ries declarou que aprecia o tradicionalismo, entre outros motivos, pela importância que o movimento dá à família. “Essa foi uma das razões que me levaram a elaborar esse projeto. Isso precisa ser preservado”, frisou. A vereadora disse esperar que a premiação se estenda no ano que vem e que seja um incentivo para outras entidades.

O presidente da Casa acrescentou que, além da conduta familiar, citada pela vereadora Carmen, outros valores também são enaltecidos pelo tradicionalismo, como a ética, a moral, a fraternidade, a igualdade e a liberdade. “Sempre que pudermos reforçar esses valores precisamos fazer a nossa parte”, afirmou.

Gilberto Koch (PT) disse que o CTG é muito importante para a cidade. O parlamentar lembrou ainda sua longa amizade com Adilles Pedro de Souza. Ele parabenizou a vereadora Carmen pela iniciativa. Betinho revelou que a comunidade do bairro Santo Afonso planeja ter novamente um CTG. “Precisaremos da ajuda de vocês”, disse.

Jesus Maciel Martins (PTB) afirmou que Adilles Souza é um exemplo a ser seguido por muitas gerações por causa de seu trabalho abnegado e de doação. Afirmou ainda que a história do homenageado está ligada ao tradicionalismo desde 1964. Jesus comentou que foi um dos participantes que ajudaram na construção do Galpão do Terra Nativa.

Sergio Hanich (PMDB) agradeceu a presença e parabenizou o trabalho realizado pelos agraciados. “O tradicionalismo é muito importante. Continuem seguindo essa cultura, que isso só engrandece a nossa cultura e o nosso Estado. Parabéns por tudo que vocês tem feito pela nossa comunidade”, encerrou.

Logo após a entrega dos prêmios, o Coral Amigos da Câmara voltou ao palco, com quatro canções gauchescas, entre elas João Carreteiro. Entre as autoridades presentes, estava o presidente da Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH), José Alfredo Tessmann.

Leonardo Hoff usou a tribuna durante homenagem

Tagged with: , , ,

Leave a Reply