Projeto de Leonardo Hoff que visa Dia Municipal Sem Carro é aprovado

Home  »  Cultura  »  Projeto de Leonardo Hoff que visa Dia Municipal Sem Carro é aprovado
out 19, 2011 No Comments ›› Guilherme Darros

Todos os anos, o Dia Municipal do Pedestre e o Dia Municipal do Transporte Coletivo serão comemorados em 22 de setembro. Nessa mesma data, a cidade também deverá lembrar o Dia Mundial Sem Carro. O Projeto de Lei nº 75/2011, do presidente Leonardo Hoff (PP), foi aprovado em segundo turno por unanimidade nesta terça-feira, 18.Segundo a proposta, a adesão ao não uso de carros será voluntária, e o Poder Público deverá promover atividades educativas sobre o tema.

Responsabilidade individual
Hoff contou que foi contatado recentemente pela direção da Trensurb, que já considera o 22 de setembro como uma data de reflexão. “Temos uma cultura automobilística. Não encaramos o carro como meio de transporte, mas como algo que mostra o status. Isso está errado.” Segundo ele, isso também impede que os cidadãos apreciem as belezas da cidade.

O vereador apontou que o objetivo de sua iniciativa é estimular a responsabilidade individual quanto à qualidade de vida no meio urbano e a participação da sociedade no combate à poluição. Ele salienta a necessidade de se ampliar a reflexão e a consciência coletiva sobre os danos advindos do uso excessivo dos automóveis e reafirmar pedestres, ciclistas e transporte coletivo como alternativa possível de mobilida de urbana.

Gerson Peteffi (PSDB) elogiou a iniciativa. “Esse projeto vislumbra o amanhã da coletividade.” Ele também chamou a atenção para a necessidade de se utilizar o trem e o ônibus. O tucano alertou, porém, para a necessidade de mais conforto nos meios de transporte coletivos. Ito Luciano (PMDB), integrante da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade, também cumprimentou Hoff pela proposta. “Pode ser o início do futuro que as grandes cidades precisam.” Ele citou Curitiba e Joinville como exemplos a serem seguidos.

Hoff com o cartaz do evento

Tagged with: , , , , , ,

Leave a Reply