Leonardo Hoff entrega título de cidadão de Novo Hamburgo à Reinaldo Von Reisswitz

Home  »  Cultura  »  Leonardo Hoff entrega título de cidadão de Novo Hamburgo à Reinaldo Von Reisswitz
out 26, 2011 No Comments ›› Guilherme Darros

O título de Cidadão de Novo Hamburgo foi concedido a Reinaldo Von Reisswitz na noite desta terça-feira, 25. O presidente Leonardo Hoff (PP) e o primeiro secretário Ricardo Ritter – Ica (PDT) foram os autores do decreto legislativo. A solenidade de reconhecimento aos serviços prestados ao município faz parte da Semana da Câmara/2011, e as normas estão previstas na Lei Municipal nº43/75.

Familiares e amigos estavam presentes.Também participaram da sessão Soli Silva, Alceu Mário Feijó, Guaracy Velho, Oscar João Colling, Osório Stoffel e Flávio Bernardo Jeckel, que receberam homenagem semelhante em anos anteriores. O secretário de Habitação, Juarez Kaiser, representou o prefeito Tarcísio Zimmermann. A diretora do Foro, juíza Walkiria Kiechle, e o capitão Wagner Wasenkeski fizeram parte da mesa. Um vídeo com fotos de diversos momentos da vida de Reisswitz foi exibido, e o quarteto de saxofone da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo tocou uma série de composições.

“Vocês têm que ter um orgulho muito grande pelo pai, avô e sogro. Se não fosse Reinaldo Von Reisswitz, o Esporte Clube Novo Hamburgo não teria completado 100 anos”, disse Rosalvo Antonio Johann, ex-presidente do ECNH, à família do homenageado. Ivan Petry, genro, agradeceu a iniciativa em nome dos familiares. Feijó, ex-presidente do Futebol Clube Esperança, também fez uma saudação.

“Exemplo a ser eternizado”

“No ano em que o Esporte Clube Novo Hamburgo completa seu centenário, temos aqui um personagem importante dessa história”, destacou Hoff. “O esporte tem grande importância para socializar as pessoas, tirar os jovens do mau caminho.” Ica disse ter ficado muito feliz por poder fazer essa homenagem. “Todos os vereadores ficaram muito contentes em ver que estávamos propondo um nome que tem grande conceito na cidade, e não apenas no meio esportivo.”

Em nome das bancadas do PMDB e do PSDB, Raul Cassel apontou que Reisswitz terá ainda mais responsabilidade de hoje em diante. “Os hamburguenses viram em sua trajetória um exemplo a ser eternizado. Isso não se conquista por acaso.” O vereador foi médico do ECNH, e assim teve um contato próximo com o homenageado.

Jesus Maciel (PTB) parabenizou Reisswitz por suas conquistas. “Mas isso só é possível quando se tem o amparo da família. O senhor teve e tem sido um exemplo.” Gilberto Koch, em nome da bancada do PT, contou que recebeu a ligação de duas pessoas que estavam assistindo a sessão de casa e ficaram emocionadas. “É uma homenagem justa, para um trabalhador que dedica boa parte de sua vida ao esporte.” Betinho lembrou que Reisswitz trabalhou como sapateiro – profissão homenageada no dia 25 de outubro. Carmen Ries, do mesmo partido, também utilizou a tribuna e frisou que não é apenas a Câmara que está concedendo o título – mas toda a cidade.

História de vida
Casado com Ledy Rick e pai de Wilson Alfredo e Helena, Renaldo Von Reisswitz nasceu na em Campo Bom no dia 7 de julho de 1922. Com apenas dois anos de idade, mudou-se para Novo Hamburgo. Estudou no Grupo Escolar Dom Pedro II, e formou-se contabilista no Colégio Pindorama. Cumpriu serviço militar no então “Tiro de Guerra” hoje “Batalhão de Infantaria”. Em 1937, começou a trabalhar na Empresa Guilherme Ludwig, exercendo a profissão de contabilista por 18 anos. Após, tornou-se sócio nas confecções Kiefer.

Morou na rua Marcílio Dias, e atrás de sua casa ficava o Estádio dos Taquarais do Esporte Clube Novo Hamburgo. No ano de 1944 foi convidado a assumir a tesouraria do clube, que ocupou por 10 anos, participando da compra do Estádio Santa Rosa, adquirido da Empresa de Calçados Adams em 1953. Em 1971 chegou à presidência.

Atualmente, continua participando como presidente de honra do ECNH e é desportista benemérito da Federação Gaúcha de Futebol. Ao longo de sua vida contribuiu com diferentes entidades assistenciais. Ajuda a Comunidade Evangélica de Novo Hamburgo e o Comida Urgente.

Hoff entregou homenagem à Reinaldo

Tagged with: , , , , ,

Leave a Reply