Trensurb recebe visita do Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana

Home  »  Comunicação  »  Trensurb recebe visita do Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana
ago 19, 2012 No Comments ›› Guilherme Darros

Cumprindo agenda na capital, o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Julio Eduardo dos Santos, aceitou convite da direção da Trensurb e visitou a empresa na manhã desta sexta-feira, 17 de agosto. Acompanhado da diretora do Departamento de Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional, Luiza Gomide Vianna, ele vistoriou a ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, que deve ser entregue à população até o final do mês. Seguiu, então, para a Estação Santo Afonso, primeira da Trensurb em Novo Hamburgo. “É coisa de primeira linha”, afirmou o secretário sobre a expansão da Linha 1.

Mais tarde, no canteiro de obras junto à Estação Santo Afonso, os representantes do Ministério das Cidades assistiram a uma apresentação sobre a expansão, feita pelo coordenador geral das obras, o engenheiro Lino Fantuzzi. Além da situação dos trabalhos e da estrutura de fiscalização da Trensurb, Fantuzzi falou dos serviços complementares e do que o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da empresa, Ernani Fagundes, chamou de “filosofia do empreendimento”, que engloba diversos benefícios sociais – como o reassentamento de famílias leopoldenses em situação de vulnerabilidade social e a canalização do Arroio Luiz Rau.

O secretário Julio dos Santos e o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, concordaram quando falaram da fundamental importância do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para iniciativas como a execução da expansão da linha do metrô gaúcho – cujas obras civis iniciaram, justamente, a partir de sua inclusão no PAC, em 2009.

Para o Diretor Administrativo Financeiro da Trensurb, Leonardo Hoff a visita do Secretário mostra a preocupação do Governo Federal com o Rio Grande do Sul. “O secretário e os membros do Ministério das Cidades puderam conhecer de perto as obras de extensão do trem até Novo Hamburgo e conferiram a implementação do aeromóvel, que é uma novidade tecnológica”, destacou Hoff.

Aeromovel: tecnologia nossa
Após a visita ao canteiro de obras, a comitiva deslocou-se até as oficinas do Grupo Coester, em São Leopoldo. Lá, os presentes conheceram o protótipo do veículo do Aeromovel – tecnologia que interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Salgado Filho –, seus princípios de funcionamento e principais vantagens. Em diálogo com o idealizador do meio de transporte automatizado, Oskar Coester, o secretário Julio dos Santos disse que ele – Coester – estava “ganhando um parceiro” na difusão da tecnologia. Santos visiona a implantação de um grande centro de tecnologia de mobilidade urbana – nos moldes do antigo Centro Técnico Aeroespacial – e uma parceria com universidades públicas a fim de desenvolver o Aeromovel no Brasil. “É disto que nós sentimos mais orgulho do país: ver a tecnologia nossa, ver gente que acredita no desenvolvimento deste país, trabalhando aqui, desenvolvendo tecnologias que nos próximos anos serão utilizadas”, afirmou. Ao fim das atividades relacionadas à Trensurb, o secretário declarou: “Eu saio muito satisfeito daqui. É uma empresa avançada”.

Participaram das atividades de hoje, junto aos representantes do Ministério das Cidades: o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper; o diretor de Operações, Paulo Renato Amaral; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Ernani Fagundes; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o diretor de contrato do Consórcio Nova Via, Nilton Coelho; o diretor-presidente do Grupo Coester, Oskar Coester; gestores e empregados da Trensurb, do Consórcio Nova Via e do Grupo Coester.

Fotos: (créditos: Marco Pecker/Trensurb)

O Secretário Estadual visitou a Estação Santo Afonso em Novo Hamburgo

 

Tagged with: , , , , , , ,

Leave a Reply