Trensurb retoma serviço normal após colocação de pilares da Estação Aeromovel

Home  »  Comunicação  »  Trensurb retoma serviço normal após colocação de pilares da Estação Aeromovel
set 5, 2012 No Comments ›› Guilherme Darros

A colocação de três pilares de concreto pré-moldados que sustentarão o terminal do Aeromovel junto à Estação Aeroporto da Trensurb foi concluída na tarde de hoje, 4. Com isso, as composições da Trensurb circularão normalmente amanhã, 5, diferentemente do previsto originalmente – os trens operariam provisoriamente por apenas uma via no trecho que compreende as estações Anchieta e Aeroporto.

O Aeromovel Trensurb-Infraero
A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no mundo interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos – um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto é orçado em R$ 33,8 milhões.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Tagged with: , , , , ,

Leave a Reply