Estação Educar forma 39 agentes administrativos

Home  »  Comunicação  »  Estação Educar forma 39 agentes administrativos
dez 21, 2012 No Comments ›› Guilherme Darros

Na manhã desta quinta-feira, 20 de dezembro, aconteceu a formatura das turmas de 2012 do programa Estação Educar. Pais, amigos e familiares dos 39 aprendizes, assim como empregados e gestores da Trensurb, prestigiaram o evento no auditório da empresa.

“Vai ficar a saudade da família que formamos”, afirma a oradora da turma da manhã, Geisi Ferreira. Ela destacou também a oportunidade de crescimento através da convivência com os colegas. Já a oradora da turma da tarde, Karen Duarte, lembrou de momentos marcantes e que possivelmente o grupo tomará caminhos diferentes. “Pode ser que nos afastemos, mas este ano ficará marcado em nossos corações”, declarou.

Os pais dos aprendizes foram representados por duas mães: Angelita Moura e Márcia Medeiros, mães de Suelen Moura e Ivania Medeiros, respectivamente. Angelita agradeceu à Trensurb, ao SENAI-RS e ao professor Gustavo Brasil, além de destacar a responsabilidade que vê nos alunos: “Continuem responsáveis. Não deixem os estudos e realizem seus sonhos”, disse. Márcia expressou o orgulho que ela e todos os pais estavam sentindo. “O objetivo do aprendizado é crescer e podemos perceber o quanto vocês cresceram este ano”, disse.

Em discurso, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, desejou sucesso aos formandos e anunciou uma novidade na realização do programa em 2013: por determinação legal, o Estação Educar irá incluir portadores de necessidades especiais no curso, numa estrutura preparada para recebê-los. “No próximo ano, o Estação Educar será realizado no SENAI-RS, próximo à Estação Esteio. Isso qualificará ainda mais o curso”, afirmou Kasper.

Devido a essas mudanças, este é o último ano do professor Gustavo Brasil com as turmas. Depois de formar quatro turmas (duas por ano) de assistentes administrativos, ele avalia como positiva a experiência de dar aulas dentro da empresa: “A proximidade com o cotidiano do trabalho dá diferença, pois os alunos vivenciam o aprendizado”. Gustavo disse ainda que é emocionante perceber a mudança dos aprendizes durante o curso: “É muito legal perceber essa transformação. Só tenho a agradecer pela oportunidade”.

Projeto referência em responsabilidade social
O programa Estação Educar foi instituído em 2003 e é realizado em parceria com o SENAI-RS. Os aprendizes realizam o curso de Assistente Administrativo no turno inverso ao da escola, tendo aulas sobre organização de escritório, informática básica, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e departamento de pessoal, entre outros.

Os requisitos para a permanência são a comprovação de frequência e desempenho escolar e o cumprimento das normas da empresa. Os alunos recebem meio salário mínimo mensal, vale-transporte, passe livre no metrô e alimentação.

No ano de 2004, o programa foi premiado pela campanha Paz é a gente que faz, da Assembleia Legislativa. Em 2006, recebeu da Bienal de Marketing da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) o reconhecimento como sendo uma das três principais experiências no país na categoria de Responsabilidade Social.

Tagged with: , , , , ,

Leave a Reply