Trensurb ultrapassa marca de 250 toneladas de resíduos encaminhados para reciclagem

Home  »  Comunicação  »  Trensurb ultrapassa marca de 250 toneladas de resíduos encaminhados para reciclagem
jan 8, 2013 No Comments ›› Guilherme Darros

A coleta seletiva da Trensurb completou cinco anos e meio de realização. Desde seu início, em junho de 2007, foram arrecadados e enviados a unidades de triagem 252,8 toneladas de resíduos para reciclagem. Desse total, 84,6 toneladas foram coletadas no pátio da empresa – que abriga as áreas administrativa e de manutenção – e 168,1 vieram das 19 estações do sistema metroviário. Só em 2012, a Trensurb encaminhou 45,5 toneladas de resíduos para reciclagem – 31,1 toneladas vieram das estações e 14,4, do pátio.

Alguns dos benefícios da coleta são: a geração de emprego e renda nas cooperativas de triagem; o aumento da vida útil dos aterros sanitários – pois os resíduos recicláveis não são neles depositados; a redução do uso de matéria-prima virgem nos processos produtivos; a redução do consumo de água e energia no beneficiamento de produtos; redução na emissão de poluentes sólidos, hídricos e atmosféricos com a simplificação no processo produtivo.

O chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental da Trensurb, Cláudio Carvalho Teixeira salienta o comprometimento das pessoas envolvidas. “Os trabalhadores contratados para a limpeza das estações foram conscientizados e, muitas vezes, dão ideias que se tornam importantes para a coleta seletiva na empresa”, afirma. Para ele, trabalhar a educação ambiental – primeiro dos empregados e depois dos usuários – é o passo inicial para que a empresa colabore com a preservação do meio ambiente, seguido pela redução do desperdício em pequenas coisas. “Sempre buscando oportunidades de melhoria para pensar em soluções”, completa.

Para o diretor-presidente substituto da Trensurb, Leonardo Hoff, é imprescindível trabalhar a sustentabilidade dentro das empresas públicas. “E a Trensurb, além de apoiar a coleta seletiva e fazer seu papel dentro da sua área, também criou o Setor de Responsabilidade Socioambiental, que conta com o trabalho de um engenheiro ambiental, tendo como foco o assunto”, ressalta.

 

Tagged with: , , , , ,

Leave a Reply