Aeromóvel já está em Porto Alegre

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abr 15, 2013 No Comments ›› Guilherme Darros

O A100, primeiro dos dois veículos da linha da tecnologia Aeromovel, que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, chegou à capital gaúcha na manhã deste sábado, 13. O A100, que tem capacidade para 150 passageiros, peso de 9,9 toneladas e dimensões de 14,5 x 3 x 3,5 metros, foi içado até a via elevada de aproximadamente um quilômetro de extensão que conecta o metrô ao aeroporto. Ele ficará estacionado no elevado, junto à Estação Aeroporto da Trensurb, aguardando o início dos testes estáticos (sem movimentação do veículo), previsto para a próxima semana. O veículo havia deixado a unidade da fabricante T’Trans Sistemas de Transportes S.A., em Três Rios (RJ), na manhã de terça-feira, 9, transportado por um caminhão.

O projeto da primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no Brasil é totalmente desenvolvido no país e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos – um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que funcionarão alternadamente conforme a demanda. O projeto é orçado em R$ 37,8 milhões.

Para o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Leonardo Hoff é um orgulho fazer parte da direção da empresa em momento histórico como este. “É uma nova tecnologia que visa aproximar as pessoas e seus destinos”, disse Hoff. De acordo com o cronograma da Trensurb, a operação comercial deve iniciar no segundo semestre deste ano, cumprindo, assim, com toda a fase de testes para garantir a segurança do sistema.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. Além da linha piloto no Centro de Porto Alegre, há uma outra em operação em Jacarta, na Indonésia. O idealizador da tecnologia, o empresário pelotense Oskar Coester, 74 anos, relembra a inauguração da linha indonésia, em abril de 1989: “eu me perguntava, o que eu fazia junto com o presidente da Indonésia e o embaixador brasileiro, o que eu estava fazendo lá?”. Sobre a linha Trensurb-Aeroporto ele explica que “a automação só é possível com a colocação do veículo na via, é isso que iremos fazer a partir de agora”.

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