Orçamento para estudo do trecho subterrâneo em Canoas está disponível

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maio 15, 2013 No Comments ›› Guilherme Darros

A Trensurb esteve em reunião com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, na semana passada, tratando da liberação de recursos para estudos e execução de projetos. Um deles é o rebaixamento da Linha 1 do metrô em Canoas que, na última sexta-feira, 10, teve os últimos R$ 4,5 milhões – do valor total de R$ 6 milhões para a elaboração de plano funcional, projeto básico e projeto executivo para implantação – disponibilizado Ministério das Cidades.

O projeto, que teve seus estudos iniciados em setembro de 2010, foi lançado em abril de 2011 pela Prefeitura de Canoas e consistiu em um preparatório para o PAC Mobilidade. A proposta inicial era construir o trecho subterrâneo ao longo da BR-116, instalando duas novas estações pelo custo total de R$ 1 bilhão.

A concepção que deve ser utilizada prevê a construção de uma nova estação Canoas/La Salle e de um trecho do metrô subterrâneo com cerca de 1,2 quilômetro no Centro do município, passando abaixo da Avenida Guilherme Schell. O custo da obra é estimado em R$ 200 milhões.

Em julho de 2012, foi assinado protocolo de cooperação entre governo municipal de Canoas e Trensurb para a viabilização do rebaixamento. Em dezembro do mesmo ano, ocorreu o ato de assinatura da ordem de início do serviço de elaboração de plano funcional, projeto básico e projeto executivo para implantação.

A empresa vencedora do processo licitatório de prestação do serviço de consultoria para elaboração dos estudos foi a Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A. O prazo contratual para elaboração do material é de doze meses.

Entre os progressos mais recentes, foram iniciadas em maio as sondagens geotécnicas para o processo construtivo do túnel. No mês de abril, foram concluídos os estudos das alternativas de localização do túnel e dos desvios provisórios para implantação dos acessos a ele, além do levantamento topográfico cadastral. As alternativas serão objeto de discussão interna – entre os setores envolvidos com operação, manutenção, projetos e obras – para a escolha da melhor opção.

Em dezembro Hoff assinou o contrato para início dos projetos de rebaixamento dos trilhos em Canoas

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