Projeto dos novos trens é apresentado a diretoria da Trensurb

Home  »  Comunicação  »  Projeto dos novos trens é apresentado a diretoria da Trensurb
jun 3, 2013 No Comments ›› Guilherme Darros

Na última semana, o consórcio FrotaPOA, formado pelas empresas Alstom e CAF, apresentou para empregados e diretores da Trensurb o projeto das novas composições do metrô.Os 15 novos trens terão novidades logo na cabine, com um console em fibra de vidro concentrando as funções e interfaces de maior importância, contendo dois monitores de LCD. O operador terá visão do lado de fora e do interior do trem, através de câmeras posicionadas estrategicamente.

O interior do carro terá piso de borracha antiderrapante, oito monitores de vídeo por carro para veiculação de programação publicitária, mensagens operacionais e institucionais, além de mapa dinâmico da linha. Também haverá um sistema para comunicação de emergência entre passageiro e operador, incorporado nas laterais internas do trem. A climatização ficará por conta de dois condicionadores de ar em cada carro. Por possuir sistema de tração mais moderno e eficiente, contando, inclusive, com sistema de frenagem que regenera a energia, o consumo energético deve ser de 20 a 30% menor que dos trens atuais.

Para o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Leonardo Hoff, os novos trens além de visarem o conforto e a segurança dos usuários, serão ainda mais acessíveis aos portadores de deficiência, além de contarem com espaço para bicicletas.

O valor do contrato com o consórcio FrotaPOA é de R$ 243,75 milhões – R$ 16,25 milhões por trem. Os truques dos trens serão fabricados pela CAF na Espanha. Já a caixa e demais equipamentos serão fabricados pela Alstom, em São Paulo (SP).


Tagged with: , , , , ,

Leave a Reply