Estação Petrobras será revitalizada

Home  »  Comunicação  »  Estação Petrobras será revitalizada
jun 26, 2013 No Comments ›› Guilherme Darros

Na tarde desta terça-feira, 25 de junho, foi dada a ordem de início de serviços da revitalização da Estação Petrobrás da Trensurb. O projeto, patrocinado pela Petrobras, será executado pela empresa VerdePerto Comunicação e, em um tempo previsto de sete meses, transformará o local em uma galeria de arte pública. Serão utilizadas técnicas artísticas na decoração da plataforma de embarque e desembarque e do nível superior, além da pintura da passarela e instalação de 12 totens ao longo do trajeto entre a estação e a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap).

A execução do projeto terá as seguintes etapas: pintura, com utilização da cor como elemento unificador de todos os espaços da estação, passarela e avenida; iluminação, com a recuperação do sistema de iluminação e instalação de tecnologia LED, mais eficiente e econômica; mosaico, com a criação de painéis e molduras na plataforma de embarque e desembarque e em 12 totens ao longo da avenida; grafite, com pintura do teto do nível superior da estação, com mais de 350 metros quadrados; papel de parede, com criação de estamparia e adesivagem da bilheteria e paredes do nível superior.

“Para nós, é uma alegria saber que muitas pessoas vão ver o nosso trabalho e que vamos embelezar essa estação”, declara a artista plástica Rosa Maria Carraro. Ela e mais duas artistas, Márcia Elisa Carraro e Adma Corá, ficaram responsáveis pelos mosaicos dos 34 espelhos dos degraus da estação. Inspirada na cultura gaúcha, a obra retrata o Cruzeiro do Sul, a erva-mate e a flor brinco de princesa. A artista esclarece que os desenhos já estão prontos e que agora começa o processo de colagem.

A sócia-diretora da VerdePerto Comunicação, Zaira Machado, conta que o clima entre os artistas que estão participando do projeto é muito bom e que todos estão entusiasmados com o trabalho.

Para o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Leonardo Hoff, o projeto irá transformar o espaço da estação em um ponto turístico da cidade.

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, lembrou que a Estação Petrobrás é localizada num ponto importante, em função da proximidade com a refinaria. “Essa revitalização e produção artística na estação pode servir de exemplo para outros lugares e, inclusive, para outros espaços da Linha 1”, disse.

“Para nós é uma satisfação muito grande participar desse trabalho”, declara o gerente geral da Refap, João Adolfo Oderich, que também parabenizou todos os envolvidos. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, finalizou afirmando que o projeto irá humanizar, qualificar e tornar o espaço referência. “É um legado que a Petrobras vai deixar para a cidade de Canoas”, ressaltou.

 

Tagged with: , , , ,

Leave a Reply