Uso do trem gerou “economia” de mais de 740 mil viagens de ônibus

Home  »  Comunicação  »  Uso do trem gerou “economia” de mais de 740 mil viagens de ônibus
jul 8, 2013 No Comments ›› Guilherme Darros

Na manhã de sexta-feira, 5 de julho, a Trensurb lançou seu Relatório Socioambiental 2012 durante o quinto Seminário de Ética e Responsabilidade Socioambiental da empresa, em sua sede administrativa. O documento compila os resultados de todas as ações da Trensurb quanto ao tema. Seguindo os princípios de racionalização no uso de matérias-primas, o relatório foi disponibilizado totalmente em mídia digital. É possível acessá-lo no site da empresa.

Entre as considerações do relatório estão os números da economia gerada à sociedade pelo uso do transporte metroviário em relação a outros meios. 3.074 toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser lançadas na atmosfera, assim como 522 toneladas de hidrocarbonos, 200 toneladas de óxido de nitrogênio, 6 toneladas de óxido de enxofre e 6,7 toneladas de particulados. Estima-se que, ao todo, 741.870 viagens de ônibus foram “economizadas” – deixaram de ser realizadas – no ano passado com o uso do metrô. Contabiliza-se, assim, uma economia total de R$ 132,38 milhões à sociedade, considerando-se a estimativa de custos unitários das externalidades.

Para o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Leonardo Hoff é importante que as empresas públicas sirvam de exemplo para as instituições privadas no quesito ambiental. “É um tema de extrema importância nos tempos atuais, que deve ser um dos eixos prioritários nas grandes empresas”, afirmou Hoff.

O seminário contou com a presença de Roseli Pereira Dias, diretora de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canoas, que falou do tema “a importância da separação dos resíduos no resgate da cidadania com geração de emprego e renda”. Além disso, empregados e gestores da Trensurb discutiram questões ambientais internas e formas de buscar mais sustentabilidade.

Tagged with: , , , , ,

Leave a Reply