Trensurb inicia oficialmente operação comercial nas novas estações

Home  »  Comunicação  »  Trensurb inicia oficialmente operação comercial nas novas estações
maio 9, 2014 No Comments ›› Guilherme Darros

Desde as 5h da manhã de ontem, 8 de maio, as três novas estações que são parte da expansão da Linha 1 da Trensurb – Industrial, Fenac e Novo Hamburgo – operam comercialmente. O acesso ao sistema é feito mediante pagamento da passagem unitária de R$ 1,70. Prestigiando o momento histórico, a diretoria da Trensurb e o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, visitaram as novas estações para ratificar o inicio da operação comercial e observar a estrutura e a tecnologia que compõem os pontos recém-inaugurados.

“Essa conquista é para a mobilidade urbana, não apenas para a integração da cidade, mas, também, para a do Vale dos Sinos com a Região Metropolitana. A extensão do trem, com esse significativo investimento do governo federal, representa uma melhora na mobilidade, integração regional, ganho de tempo, economia e conforto para os trabalhadores e comunidade”, disse o prefeito Lauermann.

Para o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Hoff, “é um momento importante para a comunidade do Vale do Sinos. Não é só Novo Hamburgo que está embarcando aqui, mas toda a região dos vales do Sinos e Paranhana. Temos só recebido elogios da população”.

Fazendo referência à antiga linha da Rede Ferroviária Federal, o diretor-presidente Humberto Kasper afirma que a Trensurb “reconstituiu em definitivo uma linha de trens de passageiros para essa região, fundamental tanto no desenvolvimento histórico dessas cidades, como na retomada e continuidade do progresso social e econômico da região”.

O início da operação comercial nas novas estações foi determinado após a realização de ajustes pontuais no trecho, referentes principalmente a sistemas de sinalização e energia. “Esse é um novo momento em que entra a Trensurb. O sistema em si está completo para garantir toda a segurança e conforto para o usuário, mas vale lembrar que ainda estamos em um processo sistemático de monitoramento do comportamento desses sistemas e nossa equipe, em parceria com o Consórcio Nova Via, está preparada para realizar qualquer adequação necessária e ajustes para garantir a manutenção da seguridade e qualidade da operação comercial”, explicou o diretor de Operações, Carlos Augusto Belolli.

As estações Industrial, Fenac e Novo Hamburgo abriram ao público em 2 dezembro de 2013, funcionando, desde então, em regime pré-operacional, sem cobrança de passagem. Desde 30 de janeiro deste ano, a pré-operação acontecia no horário integral de circulação dos trens, das 5h às 23h20. Só em abril de 2014, 412.739 passageiros acessaram a Linha 1 através das três novas estações.

201405081744190.Clipboard01 800

Leave a Reply