Usuários aprovam novo trem da Trensurb

Home  »  Economia  »  Usuários aprovam novo trem da Trensurb
set 26, 2014 No Comments ›› Guilherme Darros

Na última segunda-feira, dia 22, quando foi celebrado o Dia Mundial sem Carro, os usuários do trem tiveram a chance de embarcar pela primeira vez em um dos 15 novos trens em processo de aquisição pela Trensurb. “É muito bonito, espaçoso, é climatizado, moderno. Está aprovado”, elogiou Adilson de Oliveira, morador de Porto Alegre. “O espaço é bom, a ventilação é ótima, é bem silencioso”, afirmou a hamburguense Gislaine Bento.

O leopoldense Dionísio de Deus normalmente utiliza o automóvel para se deslocar até o trabalho. Hoje, porém, resolveu andar de metrô para escapar do congestionamento das rodovias, acabou embarcando no novo trem e também aprovou a experiência: “É bem confortável. No verão vai dar uma boa diferença com o ar condicionado”.

“Está bem sinalizado para sabermos em que estação estamos chegando e tem pouco ruído”, observou o porto-alegrense Marco Aurélio Rosa. “Nesse calor, com o ar condicionado fica bem mais tranquila a viagem. A tecnologia, as câmeras também vêm pra melhorar”, lembrou Thiago Webster, morador de Novo Hamburgo.

Ao longo de aproximadamente 90 dias, a nova composição irá operar apenas fora dos horários de pico, entre 9h30 e 16h, ainda em fase de ajustes. Só depois ela terá condições de circular durante todo o horário de funcionamento do metrô – das 5h às 23h20. A previsão é que, a cada 15 dias aproximadamente, um novo trem inicie sua fase de ajustes na circulação com usuários. Estima-se que, a partir de fevereiro de 2015, se possa iniciar a utilização dos novos trens acoplados.

“Não identificamos, neste primeiro dia, nenhum tipo de anormalidade que pudesse prejudicar a circulação com usuários, mas já percebemos a necessidade de alguns pequenos ajustes, como o aumento do volume da sonorização interna”, relata o diretor de Operações da Trensurb, Carlos Augusto Belolli.

Os novos trens
As 15 novas composições de quatro carros cada uma, fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, têm gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, além de possibilidade de acoplamento – tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem. Sete novos veículos já foram recebidos pela Trensurb.

Novos trens

Tagged with: , , ,

Leave a Reply